Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícia - Diminua a compulsão por doces 06/10/2016
Diminua a compulsão por doces

O consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares predispõe ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, além da diminuição da função imune. São pobres em vitaminas, minerais, antioxidantes e, ainda, podem se tornar um vício.

A compulsão por doces pode ocorrer quando há o consumo excessivo de carboidratos refinados e açúcares, causando um pico de glicose no sangue, que leva ao aumento dos níveis de insulina para a redução da glicemia. Essa redução causa o desejo por mais alimentos como açúcar e carboidratos refinados para o fornecimento de energia, gerando um círculo vicioso, que pode causar episódios de compulsão.

Outro motivo é que após a ingestão de açúcar há maior liberação de dopamina, que gera mecanismos compensatórios, similares aos das drogas ilícitas, causando comportamentos compulsivos.

Níveis baixos de serotonina (neurotransmissor relacionado ao bom humor) e a deficiência de nutrientes como magnésio, cromo e vitaminas do complexo B também podem estar relacionados com o desejo aumentado pelo consumo de doces.

Algumas dicas simples podem ajudar a controlar a compulsão por doces:

Procure realizar de 5 a 6 refeições ao longo do dia, evitando permanecer mais de 3 horas seguidas sem se alimentar. Isso irá controlar seus níveis de glicemia e a fome.

Consuma uma porção de oleaginosas antes do almoço: as oleaginosas são fontes de gorduras (insaturadas) que retardam a digestão. Consuma 1 punhado (30g) de nozes, castanhas, amêndoas ou pistache.

Comece suas refeições principais com saladas: os legumes e as verduras são excelentes fontes de fibras, que retardam a liberação de açúcar no sangue, além de atuar como uma “esponja”, absorvendo parte da gordura ingerida e eliminando-a por meio das fezes.

Inclua cereais integrais em suas refeições. São boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Eles devem ser consumidos principalmente naquelas refeições em que há maior desejo por doces.

O consumo de alimentos fontes de proteína, animal e vegetal, é importante para o aumento da saciedade e, assim, para diminuir a compulsão por doces.

Evite o consumo de açúcares, doces, refrigerantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
Pratique atividades físicas regularmente. Quando nos exercitamos, há liberação de substâncias que trazem a sensação de bem-estar.

Fonte: Mundo Verde

 

27/01/2017
4 receitas fáceis de chá gelado para o verão
27/01/2017
Alimentos para combater o inchaço
20/01/2017
Step: um degrau que faz milagres
20/01/2017
Benefícios do amendoim para a saúde
12/01/2017
5 bons motivos para continuar treinando no calor
 
Documento sem título
 
 
Segunda à sexta, das 8h às 18h e aos Sábados, das 9h às 13h
 
Rua Palestra Itália, 179 - Perdizes - SP
Mapa de Localização


Razão Social: Qualityfarma Farm. Manip. EIRELI-Me | CNPJ: 05.540.024/0001-57
Licença Sanitária: 35503080147700310115 | AFE: 0.38958.4 | AE: 1.36277.7
Farmacêutico Responsável Técnico: Letícia de Souza Coelho - CRF-SP: 70697
 
  Dermocosméticos | Saúde e Nutrição | Florais
  Contato | Orçamento Online | Fale com o Farmacêutico
 
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet